Cunheiro News

Cartórios de São José dos Campos e Taubaté iniciam preparação das urnas para o 2° turno

São José e Taubaté são as únicas cidades da região do Vale do Paraíba que terão 2° turno nas eleições municipais deste ano. Votação acontecerá no dia 27 de outubro. Cartórios de São José dos Campos e Taubaté iniciam preparação das urnas para o 2° turno
Reprodução/TV Vanguarda
Os cartórios de São José dos Campos e Taubaté iniciaram nesta quinta-feira (17) a preparação das urnas para o 2° turno das eleições municipais. A votação para o cargo de prefeito acontecerá no dia 27 de outubro.
▶️ O Jornal Vanguarda inicia nesta quinta-feira entrevistas com candidatos do 2º turno em São José e Taubaté:
Clique aqui para saber como assistir as entrevistas de São José dos Campos
Clique aqui para acompanhar as entrevistas de Taubaté
2,3 mil urnas são preparadas para o 2º turno no Vale
As duas cidades são as únicas da região do Vale do Paraíba que terão 2º turno e já preparam as urnas para votação.
São José dos Campos, onde Anderson (PSD) e Eduardo Cury (PL) disputam o cargo de prefeito, tem 1.557 urnas eletrônicas, que serão divididas em 149 locais de votação.
Taubaté, onde Sergio Victor (Novo) e Ortiz Junior (Republicanos), disputam o cargo de prefeito, tem 736 urnas eletrônicas, que serão divididas em 71 locais de votação.
“A gente faz a atualização das urnas eletrônicas com um pendrive que dispara os dados do 1º turno. Elas já estão preparadas, pelo 1º turno, mas precisam segregar os candidatos e o cargo que será disputado no 2º turno, que é apenas o cargo para prefeito”, explica o chefe do cartório eleitoral de São José dos Campos, Ernandi Ramos da Silva.
“É um procedimento que é feito individualmente em cada uma das urnas, porque elas não têm conexão com internet. Então é necessário fazer esse procedimento para que elas fiquem preparadas para o 2º turno. Elas precisam estar certinhas para que o eleitor vote”, completa.
Jornal Vanguarda fará entrevista com candidatos do segundo turno
A preparação das urnas pode ser realizada até a véspera das eleições, no dia 26 de outubro. Apesar disso, os cartórios pretendem concluir os trabalhos em até seis dias.
Além das urnas separadas para cada seção eleitoral, uma quantidade extra é preparada em caso de problemas nos equipamentos no dia das eleições.
“Em São José dos Campos temos 1,7 mil urnas. Cerca de 10% são reservadas caso no dia da eleição acontece algum problema com urnas. Aí elas precisam ser substituídas”, afirma.
Ainda de acordo com o cartório de São José dos Campos, todo o processo é monitorado.
“Aqui as urnas estão sob a guarda da Justiça Eleitoral e quando vão para os locais de votação são sempre supervisionadas por um agente de segurança, Polícia Militar, Guarda Civil. Em todo o processo a urna é preservada e assegurada”, conclui Ernandi.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina