Cunheiro News

Cartórios eleitorais do Vale e região começam a preparar urnas para as eleições municipais

Primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Até lá, as urnas são testadas e lacradas pelos funcionários dos cartórios eleitorais da região. TRE prepara 11 mil urnas para as eleições no Vale
Os cartórios eleitorais do Vale do Paraíba e região começaram a receber as urnas eletrônicas para as votações no primeiro turno das eleições municipais, que vai acontecer no dia 6 de outubro. São cerca de 11 mil urnas na região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
As 557 urnas que serão usadas em Jacareí chegaram na manhã desta quinta-feira (26). De acordo com o cartório do bairro Jardim Leonídia, os equipamentos passarão por uma série de testes durante os próximos dias.
“É teste de segurança, como no teclado, porque a gente sabe da confiabilidade das urnas”, explica Rodrigo Esteves Grilo, chefe de cartório eleitoral em Jacareí.
Cartórios eleitorais do Vale e região começam a preparar urnas para as eleições municipais
Reprodução/TV Vanguarda
O procedimento é padrão e acontece em todos os cartórios da região. Por conta do volume de trabalho, os funcionários – que passam por treinamento – precisam trabalhar até no fim de semana.
Depois dos testes, as urnas são lacradas.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Em São José dos Campos, as urnas chegaram na quarta-feira (25) e houve novidade – parte dos equipamentos é mais tecnológico. O novo modelo, chamado de ‘UE2022’, é cerca de 18 vezes mais rápido do que as urnas de 2015.
“Essas urnas estão na maioria das escolas de São José dos Campos. A gente acredita que a própria votação e reconhecimento dos eleitores pela biometria sejam mais rápidos”, afirma Felipe Moratori, chefe de cartório eleitoral em São José.
Cartórios eleitorais do Vale e região começam a preparar urnas para as eleições municipais
Reprodução/TV Vanguarda
Cerca de 80% das sessões da cidade contarão com as urnas mais tecnológicas. Ao todo serão 1,7 mil urnas em São José.
“Todas as camadas de segurança que tinham nas urnas antigas o TSE manteve para garantir a confiabilidade dos votos”, completa Moratori.
Mais tecnologia nas urnas eletrônicas das eleições deste ano
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina