Cunheiro News

Ministério Público do Trabalho vai investigar causas do acidente com quatro feridos na fábrica da Volkswagen, em Taubaté

Um novo acidente aconteceu na unidade nesta terça-feira (15) e deixou quatro funcionários feridos. Fábrica da Volkswagen em Taubaté; planta da Volks em Taubaté
Reprodução/ TV Vanguarda
O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou que vai investigar as causas do acidente ocorrido na tarde desta terça-feira (15) na fábrica da Volkswagen, em Taubaté (SP).
Em entrevista ao Link Vanguarda desta quarta (16), a procuradora do MPT, Luana Duarte, disse que o órgão já recebeu denúncia e apontou que pode ter havido falha na gestão dos riscos.
“É dever da empresa gerir, conhecer, informar, tomar medidas adequadas em relação aos riscos. Se aconteceu um acidente, houve em algum momento uma falha na gestão desses riscos”, declarou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ela também explicou que as denúncias feitas ao MPT são de casos mais graves e que o aumento dessas denúncias está relacionado à alta nos postos formais de trabalho.
“Ela [a alta] se deve ao aquecimento da atividade econômica, ao maior número de postos de trabalho formal, onde existe a subnotificação”, completou.
Segundo o Ministério Público do Trabalho, o número de denúncias de acidentes trabalhistas vem crescendo na região.
Em 2022, foram 402 casos no estado de São Paulo, sendo 34 no Vale do Paraíba. Em 2023, o número subiu para 531 no estado e 48 na região. Neste ano, até então, foram 464 casos no estado e 38 na região do Vale do Paraíba.
Acidentes de trabalho no Vale nos últimos anos:
2022: 34
2023: 48
2024 (até outubro): 38
Também em entrevista, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Cláudio Batista, explicou como aconteceu o acidente nesta terça.
“A linha da montagem final é arrastada por uma corrente, que tem rodízios, com subidas e descidas. As travas atuaram perfeitamente, mas, a de descida, como a rampa era grande e a trava estava muito embaixo, o rodízio abriu no impacto e o carro passou direto”, disse.
O acidente
Quatro trabalhadores ficaram feridos em um acidente na tarde desta terça-feira (15), em uma área de produção na fábrica da Volkswagen, em Taubaté, no interior de São Paulo.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade, eles receberam atendimento médico com ferimentos no abdômen, perna e cotovelo e passam por exames complementares no Hospital Regional da cidade, mas não correm risco de vida.
Acidente deixa 4 funcionários feridos na Volkswagen
Não há informações sobre as circunstâncias do acidente. Por meio de nota, a Volks informou que os funcionários “foram prontamente atendidos pela equipe médica local e estão sob avaliação médica”.
Ainda segundo a montadora alemã, a empresa iniciou uma investigação para identificar as causas do acidente e acompanha a evolução do estado de saúde dos feridos.
A TV Vanguarda apurou que a produção da fábrica foi paralisada após o ocorrido, por volta das 15h, e que o acidente aconteceu na área de montagem final em um equipamento que conduz a carroceria dos carros pela linha de produção.
Em junho, um trabalhador teve as pernas amputadas após sofrer um acidente na Volkswagen de Taubaté. De acordo com informações do boletim de ocorrência da época, o trabalhador fazia a desmontagem da linha de produção de um carro, quando a fita que sustentava uma viga de ferro não suportou o peso da estrutura.
Com isso, a viga caiu e deslizou, atingindo o funcionário e ‘esmagando as suas pernas’, conforme relata a polícia no documento oficial. A Polícia Civil investiga o caso.
Fábrica da Volkswagen em Taubaté
Volkswagen/Divulgação
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina